tecnologia

VÍDEO: conheça a história da mãe que ensinou a filha a usar o banco virtual

18.305

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Tássia usa vários aplicativos no dia a dia para facilitar a rotina

As gerações mais novas são as que costumam ter mais familiaridade com a tecnologias e as comodidades que ela pode oferecer. E são essas pessoas mais novas que, normalmente, ensinam seus pais e avós a utilizarem aplicativos e outras ferramentas tecnológicas capazes de auxiliar no dia a dia. Mas a auxiliar de produção de enólogo Tássia Silveira, 33 anos, conta que aprendeu a usar apps de banco com a mãe, Luci Berenice Pereira Silveira, 58 anos.

A tecnologia traz comodidades e mudanças na rotina

Segundo Tássia, foi Luci que mostrou a ela que o sistema de homebanking é seguro e que pode ser usado para tarefas básicas do cotidiano:

- Ela sempre me falava sobre a facilidade, então, quando eu fui morar sozinha e que precisei lidar com estas questões de pagar contas, sabia que poderia utilizar os aplicativos. E sempre deu tudo certo. Nem lembro quando foi a última vez que entrei em um banco e esperei em uma fila - conta, aos risos.


Tássia diz que não costuma andar com dinheiro vivo na bolsa e até usa o homebanking para situações não tão convencionais, como pagar amigos por transferência bancária na velha "vaquinha", quando eles racham a nota do mercado para jantares ou festas em casa.

VÍDEO: A internet levou os convidados ao casamento

Assim como Tássia, 43% dos brasileiros utilizam aplicativos de banco e 18% já possuem contas em bancos digitais, conforme pesquisa encomendada pela Fiserv, e realizada pela Toluna Insights. O levantamento apresenta dados como comodidade e as baixas taxas para uso destas novas tecnologias.

ACESSIBILIDADE
Com mais intimidade com a tecnologia e feliz pela praticidade do homebanking, Tássia passou a usar outros apps. Na lista dos mais usados dela estão os de transporte de passageiros, de entrega de comida e de compra em farmácia. Mas ela percebeu a importância destas ferramentas depois que sofreu um acidente, há cerca de 9 meses. Por causa de uma queda, ela precisou passar por cirurgia no joelho, o que resultou em dificuldades para caminhar e até ficar em pé por muito tempo. 

style="width: 100%; float: right;" data-filename="retriever">




Depois deste momento que a auxiliar de produção percebeu que a tecnologia pode ser mais do que um meio de ganhar tempo, já que ela consegue fazer muitas coisas sem sair de casa.

- Eu vi que estes aplicativos podem ajudar muito pessoas com dificuldades de locomoção. Pensei que idosos também podem se beneficiar com estas ferramentas, embora eu ache que alguns aplicativos e sites poderiam ser melhor pensados para estas pessoas, porque podem ser um pouco difíceis para quem não tem costume de usar o celular ou o computador - opina.

VÍDEO: Apps e sistemas 'nascidos' em Santa Maria também ajudam

Tássia ainda sugere que, para a internet auxiliar completamente no dia a dia em Santa Maria, poderiam existir dois serviços: mercado - que ela soube pela reportagem já estar disponível na cidade - e um sistema de recarga dos cartões de passagem do transporte público. De acordo com ela, a falta deste último ainda causa muitas filas na ATU todos os meses.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: santa-mariense casa na Austrália e família acompanha pela internet

Próximo

Veja como a tecnologia traz comodidades e mudanças na rotina

Reportagem especial